Dicas de Jamie Oliver para que as crianças passem a gostar de comidas saudáveis / ‘Jamie Oliver’s tips for teaching kids to love healthy foods’

Recebi esta reportagem através da Jamie Oliver Food Foundation e achei de extrema importância a divulgação.(imagens para este post por: Kiki Felipe)
O artigo foi publicado pela http://www.parenthood.com/por Amy McCarthy

Crianças de todo o país  estão enfrentando uma crise real de saúde, entre a obesidade, diabetes, e até mesmo cáries dentárias. O que nossos filhos comem merecem receber a nossa atenção como pais. O lanche escolar, em muitos lugares, poderiam ser considerados ‘não comestíveis’, cheio de sódio e outros produtos químicos. Para combater esta tendência preocupante o chef e filantropo Jamie Oliver iniciou o Jamie Oliver Food Foundation, uma organização dedicada a ensinar as crianças,  hábitos alimentares saudáveis. A melhor maneira de combater a obesidade infantil e doenças relacionadas começa em casa. Apresentar alimentos saudáveis em sua dieta é realmente a melhor maneira de educá-los. Eles podem não gostar de couve numa primeira instância, mas com certeza existe alguma maneira diferente que você possa cozinhar a couve e que o seu filho passe a gostar.

Ensinar ao seu filho o que é saudável para comer pode ser muito difícil. O gosto, a disponibilidade e a sua própria teimosia desempenham um papel importante no que seu filho come ou não come. Aqui estão algumas dicas do chef Jamie Oliver para te auxiliar nesta tarefa:1. Dê um bom exemplo. Compartilhe as refeições com seus filhos. Crie situações onde as crianças sintam-se envolvidas em cozinhar e escolher o que comem. Quanto mais você envolvê-los no processo, o mais provável será que eles irão experimentar alimentos novos. E isso pode incluir o cultivo de alguns legumes e vegetais em vasos – por questão de espaço.

2. Elimine o consumo de ‘junk-food’. Não tenha junk-food em casa. Se eles não têm acesso a isso, eles não vão comer este tipo de alimento. Manter frutas, nozes, legumes (cenoura, tomate, pepino, etc – orgânicos de preferência) e iogurtes disponíveis quando eles precisam de um lanche, é super importante.

3. Evite refrigerantes e leite aromatizado. Incentive-os a beber água. Você pode adicionar na água fatias de laranja e limão ou folhinhas de hortelã fresca. Claro que o suco de frutas frescas é muito bem recebido também.

4. Experimente e tente novamente! Estudos mostram que pode-se levar até três introduções de um novo alimento antes que a criança aceite experimentá-lo. Continue tentando. As crianças comem vegetais e legumes. Tenha sempre uma tigela de salada na mesa de refeições, assim as crianças passam a se acostumar com estes alimentos e passam a comê-los. Sempre ofereça novas texturas. Algumas crianças preferem alimentos crocantes, outros alimentos macios. Continue a oferecer estes alimentos até encontrar algo que eles gostem. As papilas gustativas estão sempre mudando, o que não se gostava ontem,  podem passar a amar amanhã.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

I received this article through Jamie Oliver Food Foundation. (Photos for this post by Kiki Felipe)

 

 

 

 

It was published at http://www.parenthood.com

Jamie Oliver’s Tips For Teaching Kids To Love Healthy Foods

by Amy McCarthy

Children across the country are facing a real health crisis – between obesity, diabetes, and even tooth decay, what our kids eat is at the forefront of our minds as parents. School lunches, in many places, are inedible and filled with sodium and other chemicals. To combat this disturbing trend, chef and philanthropist Jamie Oliver started the Jamie Oliver Food Foundation, an organization dedicated to teaching children healthy eating habits. Just last month, Oliver’s foundation released the Giving Assistant as a really cool way to contribute to this effort.The Giving Assistant, developed by socially-conscious technology company GlobalMojo, installs in your web browser and allows you to donate a percentage of your online shopping spending to childhood food education (through certain vendors).The best way to combat childhood obesity and other related illness, though, is by starting at home. Introducing lots of healthy foods into their diet is really the best way to educate them. They may not like kale at first, but surely there’s some way that you can cook it (maybe with some cheese?!) that your child will enjoy.

Teaching your child what is healthy to eat can be very difficult – taste, availability, and their own stubbornness play a huge role in what your child will or will not eat. Head those challenges off at the pass with Jamie’s quick tips.

1.  Set a good example. Eat meals together.  Get the kids involved in cooking and choosing what they eat.  The more you involve them in the process – and this can include growing a few vegetables in pots on the windowsill together – the more likely they will be to try new things.
2. Ban the junk. Don’t have junk food in the house. If they have no access to it, they won’t eat it. Keep lots of fruit, nuts, cut up veggies and yogurts for when they need a snack.
3. Avoid fizzy drinks and flavored milk. Encourage them to drink water, and flavour big jugs with fresh fruit like orange and lemon slices or smashed berries, handfuls of fresh mint leaves, or even go half fresh fruit juice half water.
4. Try and try again! Studies show it can take as many as three introductions to a new food before a kid will try it. Keep trying. Kids do eat vegetables, I promise you. We always have a bowl of salad on the table so they get used to it, and now the girls will help themselves all the time. Try changing textures. Some kids prefer crunchy foods, others soft foods. Keep experimenting until you find something they like. Their taste buds are always changing too –  what they didn’t like yesterday, they may love tomorrow.
5. Kids need less food than we think. Don’t force them to finish everything on their plates if they aren’t hungry. Teach them to listen to their bodies. Some days they will be starving, some days not hungry at all.

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