Cafeína – Caffeine

Neste artigo, que traz vários aspectos negativos sobre a cafeína, a intenção não é de simplesmente falar mal desta substância, mas somente alertar sobre o excesso do consumo.

Cafeína: da mesma forma que faz bem para a nossa saúde, pode ser também muito prejudicial! Aprenda a consumir e conheça um pouco mais a respeito.

Na hora das compras, não esqueça de considerar a escolha de produtos de excelente qualidade e, preferencialmente, orgânicos (chás, chocolates e café).

Os efeitos da cafeína no nosso organismo variam de pessoa para pessoa de acordo com a tolerância de cada organismo, e claro, os efeitos diferem ao compararmos crianças e adultos.

A cafeína é encontrada em variadas concentrações em diferentes tipos de sementes, folhas e frutas.

Nas plantas a cafeína é um “agrotóxico” natural que serve para paralizar e matar alguns tipos de insetos que se alimentam dessas plantas.

Estamos ‘condicionados’ a pensar que consumimos cafeína somente ao ingerirmos café. Não é bem assim!

Fazemos um consumo mais direto da cafeína através do café, chás, Erva-Mate, guaraná (fruta e derivados), bebidas energéticas e refrigerantes.

Substituir o consumo de café por chá verde também não funciona, pois o chá verde (que não é descafeinado) apresenta praticamente a mesma quantidade de cafeína que o café.

Pequenas quantidades de cafeína também são encontradas no chocolate derivado de cacau (alguns chocolates são apenas misturas de corantes artificiais e emulsificantes).

A cafeína tem  propriedade diurética e portanto, o uso em excesso (café, bebidas energéticas e refrigerantes) está muito ligado a desidratação do nosso organismo.

A cafeína leva a dependência e pode desenvolver alguns efeitos bem desagradáveis para o nosso corpo e sistema nervoso: irritabilidade, tremor, insônia, dores de cabeça, taquicardia e respiração ofegante.

Como a cafeína aumenta a produção de ácido estomacal, o consumo em excesso também pode causar úlcera, esofagite e refluxo.

Também pode aumentar a toxidade de algumas substâncias como o Paracetamol. Por isso, cuidado ao ingerir alguns remédios que contenham paracetamol (ex: Tylenol) junto com bebidas cafeinadas.

O consumo extremo da cafeína pode levar a morte (parece trágico, mas é verdade). Cuidado com o consumo em excesso de bebidas energéticas, que estão sendo utilizadas por muitas pessoas sem nenhum cuidado!

Em um estudo realizado provou que o consumo exagerado de refrigerantes pelas crianças está ligado diretamente com o fator de hiperatividade infantil.

Pessoas hipertensas e mulheres grávidas deveriam limitar o consumo diário de cafeína a 300 miligramas/dia ou menos. (contabilizando todos os produtos contendo cafeína consumidos durante o período de 1 dia).

(fonte: wikipedia, kidshealth.org, americanheart.org, mayoclinic.com, cspinet.org
http://www.medicinalfoodnews.com )

Tanto chás (cafeinados) e café contém polifenol  que podem aderir ao ferro dos alimentos, dificultando a absorção do ferro pelo organismo. Portanto chás cafeinados e café devem ser evitados durante as refeições para as pessoas que tenham problema de deficiência de ferro no organismo (anemia).

(fonte: The MRC Human Nutrition Research last medically reviewed this article in July 2008.
First published in March 2001. 
bbc.co.uk/health)

Pequena tabela sobre cafeína. Alguns exemplos:

Café (carioca) 8 oz. / 100ml – 102-200mg cafeína  102-200mg (16 oz./200ml = 266mg)
Coca-Cola Classic 12 oz. aprox. 270 ml – 35mg      (20 oz./400ml = 58)
Café Espresso, 1 oz (30 mL)                        58-75 mg
Chá preto, 8 oz (240 mL)                      40-120 mg
Coca-Cola Zero         270ml                           35 mg
Red Bull 8.3oz  (240ml) 80 mg
Monster Energy 16 oz. 160 mg
Haagen-Dazs Coffee Ice Cream 8fl.oz. 58  mg
Hershey’s Special Dark Chocolate Bar 1.45 oz. 31mg

(fonte e mais informações: cspinet.org)


In this article, which has several negative aspects about caffeine, the intention is not simply to speak ill of this substance, but only to warn against excessive consumption.
Caffeine: Good for our health but can also be very harmful! Just like any food we eat. When consumed in large amounts even water can be harmful to us.
Good point to consider: when buying your products choose the ones of with great quality and preferably organic.
Caffeine is found in varying quantities in the seeds, leaves, and fruit of some plants, where it acts as a natural pesticide that paralyses and kills certain insects feeding on the plants.

It is most commonly consumed by humans in infusions extracted from the bean of the coffee and the leaves of the tea bush, as well as from various foods and drinks containing products derived from the kola nut. Other sources include yerba mate , guaraná berries and chocolate derived from cocoa beans.

If you are switching to green tea to avoid the caffeine, it might not be as simple as you think. Green tea, unless it is decaffeinated, also contains caffeine. Normal green tea itself may contain more caffeine than coffee, but the length of infusion with hot water, and the number of time you use the green tea leaves can greatly reduce your caffeine intake.

Caffeine has diuretic properties when administered in sufficient doses to subjects who do not have a tolerance for it. Regular users, however, develop a strong tolerance to this effect, and studies have generally failed to support the common notion that ordinary consumption of caffeinated beverages contributes significantly to dehydration.

The precise amount of caffeine necessary to produce effects varies from person to person depending on body size and degree of tolerance to caffeine.

Overuse

In large amounts, and especially over extended periods of time, caffeine can lead to a condition known as caffeinism. Caffeinism usually combines caffeine dependency with a wide range of unpleasant physical and mental conditions including nervousness, irritability, anxiety, tremulousness, insomnia , headaches, respiratory alkalosis gastrointestinal disturbance, and heart palpitation. The symptoms of caffeine intoxication are not unlike overdoses of other stimulants.

Furthermore, because caffeine increases the production of stomach acid, high usage over time can lead to ulcer, erosive esophagitis, and gastroesophageal reflux disease.

Caffeine may also increase the toxicity of certain other drugs, such as paracetamol (ex: tylenol)

Extreme overdose can result in death (it sounds tragic, but it is true).

Children are found to experience the same effects from caffeine as adults.

Pregnant women and people who are hypertensive (have habitual high blood pressure problems) are advised to limit their per day intake of caffeine to less than 300 milligrams or less.

However, subsidiary beverages that contain caffeine, such as energy drinks, most of which contain high amounts of caffeine, have been banned in many schools throughout the world, due to other adverse effects having been observed in prolonged consumption of caffeine.

In one study, caffeinated cola has been linked to hyperactivity in children.

(source: wikipedia, kidshealth.org, www.americanheart.org, mayo clinic.com, cspinet.org, http://www.medicinalfoodnews.com)
Effects

Caffeine acts as a stimulant to the heart and central nervous system, and is also known to increase blood pressure in the short term, although there’s no conclusive evidence of long-term effects on blood pressure.

The effects on blood pressure are most likely when caffeine is taken in excessive quantities or by people who are highly sensitive to it. People who are hypertensive (have habitual high blood pressure) are advised to avoid caffeinated drinks, and pregnant women should limit their intake of caffeine to less than 300mg a day.

Caffeine and Iron Absorption

Both tea and coffee contain polyphenols that can bind to iron, making it difficult for our bodies to absorb. Avoiding tea and coffee during and around mealtimes is important for people at risk of iron deficiency.

(source: The MRC Human Nutrition Research last medically reviewed this article in July 2008.
First published in March 2001. 
bbc.co.uk/health)

Little Caffeine chart

Coffee, generic brewed 8 oz. 133 (range: 102-200mg) (16 oz. = 266mg)
Coca-Cola Classic 12 oz. aprox. 270 ml     35mg (20 oz. = 58)
Espresso, 1 oz (30 mL)                        58-75 mg
Black tea, 8 oz (240 mL)                      40-120 mg
Coca-Cola Zero                                    35 mg
Red Bull 8.3 oz. 80 mg
Monster Energy 16 oz. 160     mg
Haagen-Dazs Coffee Ice Cream 8 fl. oz. 58  mg
Hershey’s Special Dark Chocolate Bar 1.45 oz. 31mg

(source and more info: cspinet.org)

4 Comments

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4 responses to “Cafeína – Caffeine

  1. Ray

    Você toma café.
    Só por curiosidade.
    Ray

    • Boa pergunta. Deveria ter incluído esta informação neste artigo.
      Sim. Tomo uma xícara de café no meio da manhã. Café tipo ‘carioca’. E pronto.
      Comecei a beber café depois de muito ‘velha’…Depois de fazer curso de barista por conta da minha profissão de Chef.
      No mais…o meu consumo de outros itens cafeinados (refrigerantes, energéticos etc) é praticamente 0.
      Como mencionei no texto, a minha intenção não é condenar o consumo, mas alertar para o excesso.

  2. Ray

    Faltou a ? na pergunta
    Ray

  3. Ray

    Grata pela resposta professora.
    Acho que a nossa relação de consumo com a cafeina o sal e o açucar é muita parecida ja que os mesmos estão presentes em quase tudo que consumimos e nem percebemos.
    Quando li o post me lembrei de ver vc desgustando pães. Mas, não lembrava de ter- la visto tomando café ou refri nos intervalos das aulas.
    Muito “velha”, vc?
    Ray

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